25
Setembro
“O Araguaia terá representantes com a cara do Araguaia” – Camila Nalevaiko

As eleições de 2012 na região do Norte Araguaia estão no mínimo confusas, sujas e pesadas.

Já participei de alguns processos políticos em cidades maiores como Foz do Iguaçu, Cascavel no Paraná, Sinop aqui no MT e Primavera do Leste, e pela segunda vez presencio o processo eleitoral na região para a escolha de Prefeitos e Vereadores, e posso dizer sem medo de errar que é um dos mais tensos que já presenciei.

Mas de perto, porém do que nas eleições de 2008, quando tínhamos recentemente chegado a região mais promissora de Mato Grosso.

Na verdade o que temos visto é um jogo de interesse pessoal na maioria das cidades e poucas pessoas com capacidade real de administrar se colocando a disposição da disputa, ou seja, muita gente competente existe para administrar uma cidade, mas que por um motivo ou outro acabam não entrando diretamente na disputa. Uma pena já que quem perde conscientemente com isso são os municípios, e os próprios moradores que alí vivem, fazem investimentos e acreditam no potencial daquela cidade. Mas enfim o que temos pra hoje é isso e ponto.

Anos atrás durante um programa de tv ao qual apresentava em Foz do Iguaçu, um jornalista muito critico, mas também dono de um conhecimento invejável principalmente nas questões políticas e econômicas sociais de uma cidade(Aliás pessoas que sinceramente tenho saudade de conviver e conversar, sinto sede desse bate papo saudável, dessa discussão boa)  me disse: “Camila, Foz do Iguaçu terá os representantes que merecem,  pessoas com a cara de Foz do Iguaçu”, aquilo permanece até hoje pra mim, ou seja cada cidade tem o representante que merece.

Na verdade não existe o certo ou errado, até porque oque é certo pra mim pode ser errado pra você, então pela lógica,  verdades são verdades e mentiras são mentiras dependendo do ponto de vista e de interesse de cada um.

Mas voltando ao Araguaia, imagino que cada cidade terá também como meu amigo disse O Representante que Merece.

Não basta uma meia dúzia de entusiastas, formadores de opiniões, financiadores de campanha querer eleger um determinado candidato, se a grande massa que é também a grande beneficiaria ou prejudicada de uma administração não quiser, todo o trabalho foi praticamente em vão, e vão sobrar ai só o sentimento de arrependimento, quando determinados convênios, atendimentos e melhorias deixarem de serem feitos, por incompetência dos administradores eleitos pela vontade popular.

Por isso gente,  é hora de pensar e refletir com muita calma a proposta de cada candidato, é um momento importantíssimo para a melhoria e a construção de cada cidade nossa aqui da Região do Norte Araguaia. Independente se a cidade é grande ou pequena, bonita ou feia, todas têm o seu valor, tem gente morando e vivendo e merecem respeito e qualidade mínima de vida e isso está em boa parte nas mãos dos administradores, ou seja, prefeitos e vereadores.

Voto consciente, muita conversa, muita discussão neste momento é importantíssimo para o resultado ser positivo para o coletivo, e não para um grupo pequeno de pessoas.

Nos próximos post vou fazer uma analise das surpresas nas cidades da região. Haviam cidades em que candidatos estavam eleitos e que o quadro foi revertido, como num passe de magica, vamos fazer essa analise junto com você.

Um lindo dia, cheio de paz, saúde e prosperidade.

Consciência e Serenidade para as decisões são peças chaves para o sucesso!

 

"“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos.” " - Autor desconhecido!!!
©2018 - Camila Nalevaiko Studiomega